sexta-feira, 24 de abril de 2009

DICAS ÚTEIS

Aí vai uma lista de coisas que vivi, e que acho que podem ser úteis:

Dor de barriga:
O ideal é que o bebê nao tenha dor de barriga, o que só vai acontecer quando seus intestinos estiverem preparados para processar os alimentos.
Mas minha mãe me ensinou um truque que deu certo: comer muita laranja no final da gravidez. Segundo ela, quem lhe ensinou esse truque foi a parteira que trouxe ao mundo meus 04 irmãos. Não sei quais as bases fisiologicas para isso, mas o fato é que eu experimentei e deu certo. No final da gravidez eu comia até 06 laranjas com bagaço por dia. Meu intestino funcionou maravilhosamente bem. Minha filha está com quase dois meses e até hoje eu não a vi chorar com dor de barriga. Evitar pão e alimentos que fermentam também podem ajudar. Quando a dor de barriga vier, uma massagenzinha ajuda. Coloque um pouquinho de óleo pára bebês, e friccione nas mãos, até as mão estarem bem quentes. Massageie e barriguinha do bebê delicadamente, de cima para baixo, empurrando os gases para baixo pegar as perninhas do bebê pelos tornozelos e flexionar em direção à barriga também ajuda. os movimentos devem ser suaves e essa massagem só é recomendada após 1 mês. Observe se o bebê não tem alergia ao óleo utilizado.

Banho:
Alguns bebês choram ao tomar banho. Isso pode acontecer pq a água está fria ou quente demais, mas também pq o bebê pode se sentir inseguro. Se a água estiver na temperatura certa (verifique com um termometro ou com a parte interna do braço). Coloque o bebê na água segurando bem suas costinhas e molhando primeiro os pezinhos, depois as perninhas e o bumbum. É importante que vc se sinta segura em colocar o bebê na água, para que ele se sinta seguro. Algumas mães preferem começar o banho pelas costas, nesse caso, segure bem o bebê dando apoio para a cabeça na dobra do seu cotovelo.
Ao invés de usar esponjinha para dar banho, nos primeiros dias use algodão para passar o sabonete e o xampú. Colocar o xampu diretamente na cabeça do bebê pode assusta-lo pois o liquido é frio. Cuidado para não entrar água na orelhinha.

Depois que o bebê tiver completado 01 mês vc pode dar uma massagem em seu corpinho antes do banho. Use um pouquinho de óleo infantil para as mãos deslizarem, começe pelos bracinhos, em direção ao tórax, passe para a barriga, depois para as perninhas e termine nos pés. O bebê deve estar sem fralda e não pode estar de barriga cheia. Não use oleo no rostinho e lembre-se de fazer movimentos suaves. Assim que terminar a massagem dê banho morno. O bebê vai relaxar bastante e dormir bem melhor.

Outro detalhe é o horario do banho. Descobri que dar o banho à noite ajuda o bebê a dormir a noite quase toda (sonho de toda mãe rsrsr). Aqui em casa o horario do banho é as 20h, começo com a massagem, banho, depois disso, uma boa mamada e soninho. Com essa rotina minha filha dorme até as 04 da manhã, me deixando descansar bastante.

SONO:
Não sei por que, mas a maioria das mulheres que conheço tem um dispositivo automático que as faz sacudir feito loucas quando pegam um bebê no colo. Ficam balançando o bebê de um lado para o outro,daí ele dorme porque ficou tonto. Com o tempo ele só consegue dormir assim e haja braços porque o bebê cresce fica mais pesado, mas quer ficar doidão para poder dormir. Quando vc para de balançar para colocar no berço ele acorda e começa a chorar desesperadamente. A consequencia é uma mãe exausta, cheia de dores nas costas, estressada com um bebê chorão que não dorme se não estiver no colo.
Afirmo categoricamente: NÃO PRECISA SACUDIR O BEBÊ!!!!!!!!!!!!!! Se ele estiver com todas as suas necessidades atendidas e ainda não estiver acostumado a dormir embalado, experimente coloca-lo no berço de forma confortável, e evitar os barulhos bruscos. Ele vai dormir em alguns minutos. Qdo ele estiver no colo, evite ficar balançando com ele. Se for o caso, embale suavemente. Tias e avós podem ser um perigo neste ponto, porque quase sempre nossas ajudantes dos primeiros dias colocam hábitos em nossos bebês que nós é que temos que aguentar depois. A ajuda de tias e avós nos primeiros dias é fundamental, mas não deixe que coloquem tais hábitos em seu bebê. Seja educada, mas assertiva. Lembre-se que depois de algum tempo as ajudantes vão embora e vc é quem vai ficar com a parte chata. O ideal é vc assumir os cuidados do bebê o quanto antes, se tiver marido para ajudar, envolva-o na rotina, vc vai ver que o bebê será muito mais tranquilo e dormirá mais facilmente.
Aproveite pra dormir quando o bebê estiver dormindo, assim vc estará descansada quando ele resolver fazer hora extra às tres da manhã rsrsrsrsrsrs.

ROTINA
Usei varias vezes a palavra rotina, é isso mesmo. Desde os primeiros dias procure establecer hábitos, horários. Claro que nada de forma rigida. Observe o ritmo natural do bebê e vá adequando as atividades. Por exemplo, se ele dorme mais de manhã, não programe saídas nesse horário, pois isso pode bagunçar o soninho dele, o que vai deixa-lo mais agitado.
Procure dar banho sempre no mesmo horario, mostre-lhe a luz do dia para que perceba a diferença entre dia e noite e faça o seguinte: a noite procure deixa-lo em ambientes mais silenciosos, durante o dia permita os barulhos, assim, ele vai perceber rapidamente que a noite foi feita pra dormir. Ah! Nada de ficar brincando ou conversando com ele durante a mamada da madrugada. Nesse horario procure fazer o maximo de silêncio possivel, em pouco tempo ele vai prolongar o sono da noite. Deixe as brincadeiras para o dia.

Bem, por hoje chega!!!

2 comentários:

  1. Oiii Mary!
    Em primeiro lugar quero te parabenizar pela iniciativa e dizer que você é tão mãezona que, mesmo na faculdade com seu jeitão reservado despertava a vontade das pessoas chegar em vc e te`"pedir" um colo.
    Vc transmite esse energia materna muito latente e de forma que chega a ser uma ressonância.(Como atirar pedra na água. Ressoa)Vc parece ter um cólo quente, acolhedor e muito aconchegante.Rs,Rs,Rs...Aposto que jamais pensou passar isso para alguém, né? Mas é por que vc é autêntica e por trás da máscará de durona que vc veste, se escavar um pouco de sua personalidade vc vai estar lá...Por inteira e despida como vc realmente é: Uma Mãezona de alma!Sim!por que ser mãe é ter alma de mãe e, não o contrário.
    Já adiantando: Feliz dia das mães! Curta sempre isso todos os dias.
    Gostaria que soubesse que aprendi coisas com vc e por vc, bem mais, bem mais que é capaz de imaginar...Acho que é por que consegui enchergar um pouquinho de sua alma, e de certa forma me identificar e vc. Rs,Rs,Rs...
    Um Beijo pra vc e pra camilla.
    Que Deus ilumine ainda mais seus lindos olhos, que ele seja sempre a janela e os faróis de sua alma.
    Eliane de Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinho!
    Vou mandar o endereço para as jovens amigas que estão tendo bebê!
    Parabéns!
    BJS!

    ResponderExcluir