quinta-feira, 23 de abril de 2009

As dificuldades da amamentação

Toda a hora vemos alguém falar sobre a importância da amamentação: revistas direciondas as maes, a tv, pediatras... e a amamentação é importante mesmo, mas ninguém fala sobre as dificuldades desse ato. A mãe e o bebê precisam aprender como agir, entrar em sintonia, o que envolve carinho e MUITA paciência.
A velha idéia do instinto materno acaba atrapalhando um pouco, pois a maioria das mulheres acha que é só colocar o bebê no peito e deixar acontecer.
Não é bem assim; além da posição do bebê e da mãe, tem a "pega" correta, que é a forma de sugar. Sem a pega correta a mãe sofrerá muito, o que acaba fazendo muitas mulheres desistirem da amamentação, pois dói e as vezes até sangra.
Outra coisa importante (e que ninguém havia me contado) é que nem todo bebê sabe posicionar a lingua corretamente para mamar. Quando isso acontece, por mais leite que a mãe tenha, o bebê não mama. Já ouvi várias mulheres dizendo que o bebê recém-nascido "não quis" o peito, ou que o bebê tinha "nojo". Na verdade, o que aconteceu foi que o bebê não conseguiu posicionar-se corretamente para mamar. Se a lingua estava fora de lugar na hora da pega, parece que o bebê está fazendo cara de nojo e aí, muitas mães desistem de amamentar.
Amamentar, ao meu ver, é um exercício de doação muito intenso, que também precisamos aprender. A mãe precisa estar inteiramente disponivel para o filho, com seu corpo relaxado, com sua mente esvaziada, ao menos temporariamente, de qualquer outra coisa que não seja alimentar o bebê. Tensões, preocupações, ansiedade, só dificultarão o processo. Dificil né? Afinal, nós fomos preparadas pra dar conta de várias coisas ao mesmo tempo, vivendo em um ritmo acelerado deixando o corpo sempre em estado de alerta e pronto para agir!!!
Para amamentar, é preciso entrar em movimento interno mais lento, respirar profundamente e deixar, literalmente, as coisas fluirem. É entrega pura e total.
Lidar bem com o próprio corpo é muito importante. O mamilo é uma região muito sensível, considerada zona erógena. Por esse motivo, ao ser estimulado causa muito prazer. A sucção provoca contrações uterinas, semelhantes ao orgasmo. Esse é um fator de ansiedade para muitas mulheres, pois, como é possivel sentir prazer com o próprio bebê?
Vamos nos lembrar do que disse Dr. Freud sobre as fases do desenvolvimento infantil: os primeiros meses de vida são caracterizados como fase oral, o que significa dizer que a boca é a "porta de entrada" para o mundo e nesse período o que regula a vida do bebê é o principio do prazer. Ora, o prazer do bebê em mamar será reflexo do prazer que a mãe sente em amamentar, uma vez que nos primeiros meses de vida mãe e filho vivem uma espécie de simbiose psicológica. Essa relação de prazer (ou de desprazer) será norteadora das emoções futuras desse individuo.
Portanto, é fundamental que haja disponibilidade emocional da mãe para a amamentação, o que pode ser traduzido em paciência, despojamento, e condições de lidar com o proprio prazer ligado ao ato de amamentar. Sem isso, ao invés de um momento de demonstração de amor, teremos uma sessão de tortura para a mãe, o que se traduzirá em manifestações de ansiedade no bebê e terá consequencias emocionais futuras.

4 comentários:

  1. Muito legal.....
    Espero que nossas noites mal dorminas possam ajudar as futuras mamães...
    ;*

    ResponderExcluir
  2. bom também para pesquisas de trabalhos universitários

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Amei o texto sobre amamentação! esclarece muitas coisas, principalmente as dificuldades. Gostaria de saber se você nao cederia para eu colocar no meu blog, do Mater Gaia, para as gestantes e maes que acompanham nosso trabalho. Colocarei com as devidas referencias suas!
    Muito obrigada,
    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, só agora vi sua postagem.Há muito tempo eu nao acessava o meu blog rsrsrsrsrs. Tb vi seu blog e adorei, já me tornei sua seguidora. Pode postar sim.

      Excluir